7 de abril de 2021

Tudo sobre o Projeto TAMAR Floripa

Todos visitantes quando pensam em Floripa, lembram de muita natureza, praias lindas, festas, lugares históricos e culinária a base de frutos do mar. Inclusive o povo local é conhecido por ter origem pesqueira, e até hoje existem comunidades que vivem da pesca, garantindo o sustento de suas famílias.

No entanto, a pratica da pesca mesmo que dentro de um modelo sustentável, respeitando os direcionamentos dos órgãos responsáveis, mantendo o cuidado para não prejudicar a natureza, não garantem que alguns animais marinhos sejam pegos erroneamente em redes e armadilhas de pesca.

Um dos animais mais ameaçados nesses casos são as Tartarugas, e é aí que se encaixa o Projeto TAMAR.

O PROJETO:

O Projeto TAMAR iniciou a proteção das tartarugas marinhas em terra, em 1980, a partir dos anos 90, começou a trabalhar com a pesca incidental em áreas de alimentação de tartarugas marinhas. Executando desde 2001 o Programa Interação Tartarugas Marinhas e Pesca para enfrentar a maior ameaça às populações de tartarugas marinhas da atualidade: a mortalidade causada pelas diferentes pescarias.
O Projeto realiza também embarques de observadores científicos para monitoramento afim de reduzir a captura e a mortalidade das tartarugas marinhas. Constantemente realizam entrevistas com mestres das embarcações para caracterização das pescarias. A equipe do TAMAR instala, em algumas tartarugas capturadas incidentalmente, transmissores de satélite com o objetivo de acompanhar o deslocamento e avaliar a taxa de sobrevivência desses animais após a soltura.

Com suas ações o Projeto TAMARprotege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 22 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.

PROJETO TAMAR EM FLORIPA

Em 2005 o projeto instalou uma base, incluindo um centro de visitantes em Floripa, mais precisamente na Barra da Lagoa.

Um lindo espaço que recebe cerca de 200 mil visitantes por ano. O local além de ser todo interativo e ter profissionais acompanhando os visitantes, também é adequado para acesso de cadeirantes e possui uma exposição permanente, sala de vídeo, Espaço Infantil, Espaço do Saber e Espaço Cultural.

As atrações internas por si só já compensam a visita, porém se você ficar inteirado das ações do projeto, é possível acompanhar um dos espetáculos mais lindos da natureza, que neste caso recebe a ajuda da equipe do TAMAR para acontecer. A soltura das tartaruguinhas no Mar que acontece na praia da Barra da Lagoa.

A visita ao TAMAR é uma atividade completa, pois você conhece as lindas tartarugas, tem a oportunidade de observar esses seres maravilhosos, aprender tudo sobre eles e ainda ajudar com a causa ao contribuir pagando seu ingresso de entrada.

Em nosso City Tour Toda Ilha, fazemos uma parada na Barra da Lagoa, onde nossos visitantes possuem a opção de conhecerem o TAMAR. O Ticket não está incluso no passeio, mas possuímos uma parceria com o Projeto, facilitando a compra do ingresso e a entrada no complexo.

E ai, gostou de saber mais sobre esse lindo projeto? Ficou com vontade de visitá-lo e conhecer mais? Faça o nosso City Tour Toda Ilha e aproveite para dar uma passadinha no TAMAR e conhecer esse lugar encantador.

Gostou deste artigo?

Compartilhe em suas redes sociais!