18 de dezembro de 2019

10 principais pontos turísticos de Florianópolis

Florianópolis é uma das capitais mais bonitas e com melhor qualidade de vida do Brasil. A cidade une uma estrutura moderna e praias incríveis, e quem visita fica até perdido em meio a tantas opções para conhecer. Para te ajudar, preparamos uma lista com os 10 opções de pontos turísticos.

Se engana quem pensa que o turismo na ilha é baseado somente em suas praias. É verdade que são o principal atrativo, mas existe muito mais espalhado pela área total de Floripa, com 55km de comprimento e 18km de largura. São construções e vilarejos históricos, mangues, lagoas e uma série de lugares turísticos para preencher seus dias de férias na ilha da magia.

1 – Ponte Hercílio Luz

Quando pensamos em Floripa, logo vem em nossa memória a imagem da Ponte Hercílio Luz. Apesar de estar inativa a mais de 20 anos, ela é sem dúvida o mais famoso cartão postal da cidade. Inaugurada em 1926, foi construída com o objetivo de ligar a ilha ao continente, mas foi interditada em 1981, por medida de segurança. Hoje a Hercílio Luz somente enfeita a paisagem e é um dos ícones de Florianópolis.

Não deixe de visitar o mirante situado no Parque da Luz, proporcionando uma das mais belas vistas panorâmicas do centro da cidade. Planeje-se para chegar no fim da tarde, pois poderá curtir o pôr-do-sol e ainda observar a Hercílio Luz à noite, quando a ponte ganha uma iluminação especial.

2 – Mercado Central

Praticamente toda cidade tem um “Mercado Central”, e eles são um ótimo espaço para imergir na cultura local. O Mercado Público de Florianópolis não podia ser diferente, pois você encontra de tudo e ainda pode aproveitar os pratos da culinária típica nos restaurantes do local.

Quem passar por aqui não pode deixar de experimentar o famoso pastel de camarão, um dos principais motivos que fazem do Mercado Central ser um ótimo local para o happy hour.

3 – Praça XV e Catedral Metropolitana

A Praça XV é um refúgio arborizado no centro da cidade, e em meio a tantas árvores, uma chama a atenção: a figueira centenária, que impressiona por seu tamanho e beleza.

Bem em frente à praça, outro atrativo, a Catedral Metropolitana de Florianópolis (Matriz Catedral de Nossa Senhora do Desterro). A atual igreja foi construída em 1908, mas o local abrigava antes uma antiga capelinha, erguida em 1678 pelo fundador da cidade, o bandeirante Francisco Dias Velho.

A catedral conta com um grande acervo de arte sacra, como a escultura “Fuga para o Egito”, talhada em Tirol, Áustria, pelo artista Demetz. Ela abriga ainda um órgão de tubos alemão, inaugurado em 1924. O edifício é patrimônio tombado pelo Estado e pelo Município. Além disso, ela recebe todas às sextas, no largo da Catedral, das 8 às 18 horas, a Feirarte, uma feira de artesanato e quitutes caseiros administrada pela Fundação Franklin Cascaes.

4 – Praia da Joaquina

A Praia de Joaquina é um dos pontos de parada obrigatórios para quem visita Floripa, e certamente poderia figurar entre as melhores praias do Brasil. Localizada a 15 quilômetros do centro da cidade, ela ficou famosa pela qualidade de suas ondas e já foi palco de campeonatos internacionais de surf.

Também é na Joaquina, que ficam as famosas dunas da “Joaca”, de onde se tem uma vista incrível! Além disso, as dunas servem de palco para a prática do sandboard, uma espécie de surf na área. A Praia de Joaquina oferece uma ótima estrutura, com muitos bares, restaurantes, lojas e pousadas.

5 – Campeche

Outro ponto turístico famoso em Florianópolis é o Campeche, ótima praia para quem gosta de esportes. O ‘Riozinho’, região da praia em que um pequeno córrego desemboca no mar, é a área mais popular e visitada. Isso porque lá são praticados diferentes tipos de esportes, como kitesurf, windsurf, frescobol, futvôlei e slackline.

Outra dica é aproveitar e estender o passeio até a calma ilha do Campeche, que fica bem em frente à praia, através de passeios de barco que podem ser contratados nas agências locais.

6 – Praia Mole

Uma das praias mais badaladas de Floripa é a Praia Mole. Ótima para a prática de surf, reduto de jovens, é famosa também por ser um dos destinos prediletos da comunidade LGBT. Além da bela praia, por lá não faltam opções de bares e restaurantes.

7 – Barra da Lagoa

A Barra da Lagoa é uma região que vale muito a pena ser visitada. Ela fica na parte leste da ilha, entre o Oceano Atlântico, a Lagoa da Conceição e o Morro da Galheta, além disso, é cortada pelo Canal da Barra, que tem uma de suas principais atrações, a ponte pênsil.

A beira da Lagoa é cheia de bares e restaurantes, onde é possível fazer passeios de barco. A praia é lindíssima, uma área de preservação ambiental com águas muito claras.

8 – Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa foi um dos primeiros bairros colonizados de Florianopólis e até hoje preserva muitos aspectos da tradição açoriana, principalmente em sua arquitetura. O bairro tem uma ótima vista para o continente e a ponte Hercílio Luz. Além disso, a região é famosa pelo seu centro gastronômico, cheio de restaurantes especializados em frutos do mar.

9 – Jurerê Internacional

Jurerê Internacional é a praia mais badalada e glamurosa da cidade. A região, uma espécie de “Beverly Hills brasileira”, é cercada por mansões e frequentada por ricos e famosos. Muito agitada, são diversas opções de bares, restaurantes e casas noturnas. A praia é belíssima, com águas calmas e quentes.

10 – Morro da Cruz

O Morro da Cruz é considerado o principal mirante da cidade, proporcionando uma vista panorâmica da ilha, devido a sua altitude e localização. Com 285 metros de altitude, do seu topo é possível avistar a ponte Hercílio Luz, as duas baías, as pistas do aeroporto e grande parte costeira da ilha.

( Fonte: https://www.queroviajarmais.com/principais-pontos-turisticos-florianopolis/ )

Gostou deste artigo?

Compartilhe em suas redes sociais!