23 de novembro de 2020

Saiba tudo sobre a Ponte Hercílio Luz

Todos que visitaram Floripa ou mesmo pensaram em vir para a Ilha, sem dúvida em algum momento foram impactados pela singular imagem da Ponte Hercílio Luz.

Não é por acaso que citei como singular, pois existiam apenas 3 pontes como essa no mundo todo, sendo que no Brasil ela é única. Sua imagem é atrativo turístico desde sempre, antigamente destacada nas imagem dos cartões postais, agora está em todas as fotos de viagens em Floripa e também nas fotos de moradores. Hoje com sua nova estrutura ela passou a ser um dos principais pontos de visitação da cidade, seja por moradores ou turistas a passeio.

Antes de falarmos sobre as possibilidades e atrativos de sua visitação, vamos citar alguns fatos históricos e curiosidades sobre a Ponte.

Com um modelo inovador, teve sua inauguração em 1926, tornando-se uma obra vital para cidade e seus interesses. Já nas ultimas décadas, permaneceu interditada entre julho de 1991 e dezembro de 2019, quando teve sua reabertura, tornando-se um dos principais atrativos turísticos de Florianópolis.

Ainda sobre sua história, a Ponte idealmente seria chamada de Ponte da Independência, mas a morte do Governador Hercílio Luz, que participou ativamente de sua construção, culminou com a mudança de ideia para o nome de Ponte Hercílio Luz.

Em sua história recente, a Ponte foi de certa forma alvo de contradições, onde muitos moradores reclamavam dos custos exacerbados da obra e pediam para que esse dinheiro fosse empenhado em outras necessidades, enquanto outros entendiam que a Ponte continuava importante para a cidade e valeria a pena o gasto efetuado, mesmo com todos problemas apresentados durante os anos. Mas o que ficou de fato é que a Ponte está reformada, funcional e especialmente linda.

Já que estamos falando do momento atual, não tem como deixar de citar a reinauguração que foi incrível. Aconteceram eventos e atrações como: desfile de carros antigos, bungee jumping, atrações culturais, musicais e muito mais…

Outro fato importante é que o entorno também está atrativo para o turismo, com food-truck, cervejaria, banquinhas e banheiro.

Já o passeio sobre a Ponte é sem dúvida encantador, seja caminhando, de carro, ou claro, em nosso Open Bús, que trás um momento ainda mais imersivo.

Outro atrativo para quem visita a Ponte, é o Parque da Luz, que possui um lindo espaço familiar além de locais para práticas de esportes.

Bom, seja só para passar por ela ou mesmo parar e curtir um tempo, a Ponte sem dúvida é um lugar incrível e indispensável para quem visita Floripa ou mora aqui na Ilha. Um lugar imperdível.

Espero ter ajudado com um pouquinho de informação. Caso esteja buscando algo mais vivencial, a opção do nosso Sunset Tour, passa por cima da ponte ao entardecer e traz uma experiência única.

Em nosso Instagram, temos um post com o Ônibus passando sobre a ponte. O passeio nomeado como bruxólico acontece uma vez por ano e tem o tema ligado as lendas da ilha.

Nos encontramos no próximo post.

Gostou deste artigo?

Compartilhe em suas redes sociais!

29 de dezembro de 2020

Surpreenda-se ainda mais com Florianópolis!!! Todos sabem que Floripa é uma cidade multicultural, com pessoas do Brasil todo, tanto mo [...]

Leia mais

30 de novembro de 2020

Hoje o post é direcionado para amantes de Trilhas. Vamos listar as principais, para que desta forma você possa ver qual mais se identi [...]

Leia mais