30 de novembro de 2020

5 Trilhas de Florianópolis

Hoje o post é direcionado para amantes de Trilhas. Vamos listar as principais, para que desta forma você possa ver qual mais se identifica e optar pela trilha certa de acordo com suas preferencias.
É fácil imaginar que um lugar com tanta natureza, morros, lagoas, praias, matas, mangue, fauna… disponha de ótimas opções de trilhas. Pois é, Floripa realmente é um destino de trilhas, com intermináveis opções. Claro, aqui no post falaremos das mais tradicionais e aquelas com maior fluxo também, que certamente serão excelentes e diversificadas opções para aqueles que são amantes de trilhas.
1- Trilha das Piscinas Naturais na Barra da Lagoa.
Para começar, uma trilha curta, que te levará em um dos locais mais lindos da Ilha.
Essa trilha tem como ponto de partida a Barra da Lagoa, onde você terá que atravessar o canal pela ponte de pedestres, passar por um charmoso vilarejo de pescadores, uma prainha quase que particular e depois de uma caminhada de aproximadamente 15 minutos, é chegado ao desfrute de um pequeno pedaço do paraíso. O local possuí piscinas naturais de água cristalina em meio as rochas e envolto por natureza em todos os lados. Realmente um lugar inesquecível e sem dúvida um dos mais fotografados de Floripa.
2- Trilha do Morro do Lampião e Pedra do Urubu.
Continuando na característica de trilhas curtas, outra ótima alternativa é a Trilha do Morro do Lampião e Pedra do Urubú.
Essa trilha é curta, com, aproximadamente 20min de caminhada e a recompensa é grandiosa. Para começar a esplendorosa vista da Pedra do Urubú. Nesse local é possível avistar tanto a Praia do Campeche, quanto partes do leste da Ilha, apresentando um por do sol, que deixa qualquer um de queixo caído. Para acessar a trilha você deve ir até a rua Pau de Canela que fica no Campeche. É de fácil localização.
3- Trilha da Boa Vista e Pedra da Oração.
 Essa trilha além das vistas paradisíacas de encher os olhos, trás todo um ar de misticismo e espiritualidade. A Trilha pode ser feita de dois pontos de partida. O primeiro é através da Barra da Lagoa e o segundo é através da Praia Mole, começando a trilha na própria praia, passando pela Praia da Galheta. Destaco 3 pontos da trilha.
– Pedra da Boa Vista
Uma pedra que além de ter um visual lindo, proporciona uma vista impagável do leste da Ilha.
– Mirante da Baleia
No cume do morro, a uma altura de 200m, o mirante redondo de madeira, possui uma vista 360, contemplando varias praias.
– Dólmen da oração.
Um conjunto de pedras sagradas, que dispõe de uma vista única para observação do Por do Sol. Tem quem diga que o local é um portal de comunicação com os Deuses.
Essa trilha é mais extensa, podendo levar mais de 2hs o trecho, sendo assim se programe com mais tempo.
4- Trilha da Lagoinha do Leste.
Talvez a trilha mais famosa de Floripa, a lagoinha do Leste pode ser acessada por dois caminhos diferentes. Através do Pântano do Sul, leva um pouco mais de 1h, dependendo de sua disposição. Já a feita pelo Matadeiro, pode levar até 3hs.
A Praia da Lagoinha do Leste é um paraíso natural único, com muita natureza e ótimas ondas, caso você goste do esporte.
Muitas das fotos que você vai ver na internet ao buscar a trilha, são da Pedra que fica
na subida do Morro da Coroa. Para acessar o morro, após chegar na praia você vai precisar se esforçar bastante para subi-lo e garantir sua foto ou apenas admirar essa que é uma das vistas mais lindas da Ilha.
5- Trilha da Costa da Lagoa.
Para fechar, uma trilha com opção de banho de cachoeira. Nessa você tem a opção de fazer a trilha bem curtinha, ou poderá fazer a trilha bem longa.
A opção curtinha, necessita de um transporte náutico, que você pode pegar ou na Lagoa da Conceição ou na Barra da Lagoa. O legal é que também aproveitará o passeio de barco. A trilha em si, vai ser bem leve, apenas percorrendo um bairro charmoso de pescadores e um pequeno trecho de mata (muito bem demarcado).
A opção mais longa, na verdade são 3. Pelo Canto dos Araçás, com praticamente 8km, pelo Ratones, com aproximadamente 3km ou por Monte Verde, com aproximadamente 5km. Todas muito bonitas.
Independente de qual trilha você optar, lembre-se que o que você percorreu na ida, precisará passar na volta. Então guarde energia, leve água, alimento e protetor solar. Vá de tênis sempre. Busque informações atualizadas sobre a trilha que escolher fazer.
Bom, espero ter ajudado com um porquinho de informação e desejo que você aproveite com saúde seu passeio. Lembre-se sempre de preservar a natureza.
Nos encontramos no próximo post.

Gostou deste artigo?

Compartilhe em suas redes sociais!

29 de dezembro de 2020

Surpreenda-se ainda mais com Florianópolis!!! Todos sabem que Floripa é uma cidade multicultural, com pessoas do Brasil todo, tanto mo [...]

Leia mais